As pessoas se fantasiam de matutos, dançam muito forró e muita quadrilha, acendem fogueiras, soltam fogos e se deliciam com as comidas tipicas da época, a maioria a base de milho.
São famosas as festas em Caruaru-PE e em Campina Grande-PB, apesar desses festejos serem animados em todos os recantos do Nordeste.
Basta uma sanfona, uma zabumba e um triangulo para animar a festa e tocar o autêntico forró pé-de-serra, que não deixa ninguém parado.
QUADRILHA JUNINA
BACAMARTEIROS
A figura do bacamarteiro anima diversas cidades de Pernambuco na época de São João, acompanhada por bandas de pífanos ou zabumbas. Além de ser a garantia de muito forró, a presença do grupo de atiradores de bacamarte (armas de fogo de cano curto e largo) promove também muito barulho.
Os bacamarteiros estão sob a direção de um comandante e são divididos em batalhões. Durante as apresentações, disparam as armas, munidas de pólvora seca, em homenagem aos padroeiros do mês de junho.
Os bacamarteiros estão sob a direção de um comandante e são divididos em batalhões. Durante as apresentações, disparam as armas, munidas de pólvora seca, em homenagem aos padroeiros do mês de junho.
A manifestação do Acorda Povo é uma homenagem a Xangô, entidade que corresponde a São João. Na maioria das vezes, é realizada por chefes de terreiros de candomblé num ritual marcado pelo sincretismo religioso. Várias cidades da Região Metropolitana do Recife e do Litoral Norte de Pernambuco promovem uma procissão religiosa, acompanhada de dança, durante a véspera do dia de São João. Na madrugada do dia 23, os seguidores saem pelas ruas despertando e convocando o povo para os festejos do padroeiro.
O costume de acender fogueiras no dia de São João se deve ao fato de Maria, mãe de Jesus, ter ido fazer uma visita à sua prima Isabel, que estava grávida de João Batista. Como Maria passou três meses na montanha de Judá e a comunicação era difícil, combinou com José, seu noivo, que lhe avisaria quando o filho de Isabel nascesse acendendo uma fogueira na frente da casa, para que ele então a fosse buscar. O fogo passou a ser um louvor a São João e a fogueira um símbolo do seu nascimento.
UM ÓTIMO SÃO JOÃO A TODOS!!!!!
0 comentários:
Postar um comentário